Alan Chapman, Magia avançada para iniciantes

Um dos maiores ocultistas vivos da atualidade: Alan Chapman!

CAMPANHA ABERTA NO CATARSE! PARA APOIAR O PROJETO, CLIQUE AQUI.

O tão esperado livro de Alan Chapman, Magia avançada para iniciantes, é o quarto projeto de publicação da Palimpsestus, editora independente responsável pelo lançamento da obra de Austin Osman Spare, Phil Hine e Pamela Colman Smith no Brasil. Além do livro, a campanha prevê o lançamento de materiais exclusivos para quem apoiar pelo Catarse e que servem de complemento para conhecer e acompanhar a jornada do pesquisador e ocultista inglês.

Clique aqui para acessar a página da campanha para saber mais sobre o projeto e conhecer todas as recompensas!

Se através do Spare aprendemos a dissolver a ilusão do ego e encontrar o amor-de-si; se com Phil Hine desenvolvemos um pensamento crítico com relação à diversidade da magia contemporânea e entendemos melhor o significado do que é ser magista; e se com Pamela Smith reafirmamos a diversidade e o papel da arte na compreensão da magia, é com Alan Chapman que consagramos mais um passo na nossa jornada como editores independentes —afinal, assim como essas três figuras que impulsionaram nossas bases, Chapman nos leva à arte, à ciência, à experimentação da verdade e, especialmente, ao “saber silente” que transforma justamente por ser silêncio, um “saber que tudo diz por nada dizer”.

Toda jornada —na magia, na espiritualidade, na iniciação, no conhecimento de si— contém muitas travessias, mas também a peculiaridade de ser uma busca constante e infindável. E o que nossa campanha propõe é um percurso mágico através das ideias de Alan Chapman.

 

O caminho mágico proposto por Alan Chapman busca uma prática centrada na pessoa, no entendimento e no treinamento do silêncio, na experimentação e, claro, no autoconhecimento. Sua jornada se inicia em meados dos anos 2000, quando ele se apresentava como professor de meditação, estudava thelema e magia do caos e publicava suas reflexões e experimentações no site “The Baptist’s Head”, mantido entre 2006 e 2009 com o amigo Duncan Barford. O material gerado nessa época pela dupla é fruto de uma redescoberta do verdadeiro sentido de “iluminação” e de “grande obra”, e foi publicado numa trilogia que se esgotou rapidamente: The Blood of the Saints, The Urn e A Desert of Roses. Foi buscando não repetir a redundância dos livros que lia na época que ele se propôs a escrever Magia avançada para iniciantes.

Durante algum tempo, Chapman também foi membro da IOT (Illuminates of Thanateros) —no entanto, suas vivências relatadas na trilogia The Baptist’s Head e sua experiência com mentoria mágica o levaram a fundar sua própria ordem, a Ordo Magia, derivada da A∴A∴. Em 2019, promoveu um retiro na montanha Pelion, na Grécia, cujo resultado foi publicado em seu livro mais recente, Magia. Atualmente, Chapman mantém o podcast Worp FM com Duncan Barford. Você encontra mais informações sobre o percurso do autor, bem como seu trabalho e sua ordem mágica, visitando o site Barbarous Words.

 

Se você teve qualquer contato com magia do caos nos últimos tempos, já deve ter se deparado com alguma referência de Magia avançada para iniciantes. Publicado pela primeira vez em 2009, o livro vem conquistando no mundo inteiro pessoas interessadas não só em magia do caos, mas também em thelema, xamanismo urbano, meditação e diferentes práticas de espiritualidade que colocam o centramento de si como base de uma jornada de descoberta, autoconhecimento e transformação.

O livro explora a magia de uma maneira direta, sem muitos rodeios e sem a necessidade de conhecimento prévio. Para quem já tem alguma noção do assunto, é nítido que Chapman dialoga com a tradição ocidental ao mesmo tempo em que transforma nossa ideia de ocultismo, retirando-o do hall de saberes voltados a grupos seletos e colocando-o nas mãos de todas as pessoas. E esse é o grande potencial do texto: a praticidade, trazendo toda a experiência do autor com um movimento mágico que se inicia com Austin Osman Spare e Aleister Crowley e culmina no discordianismo, na magia do caos e nas práticas modernas de meditação. Com uma escrita bem-humorada e um entusiasmo grande pelas jornadas mágicas, Chapman é capaz de conduzir tanto pessoas iniciantes quanto experientes em mais uma etapa de suas descobertas. A magia a tudo perpassa, e sua manifestação mais genuína está no silêncio.

Para quem busca um primeiro contato com a magia, o livro poderá servir de guia e convite para que se construa uma jornada com fundamento, autonomia e respeito à própria individualidade; para pessoas experientes, seja na prática mágica ou que já buscam algum caminho de espiritualidade, o convite de Chapman é mais sutil: revitalizar a magia ao libertá-la do relativismo promovido pela magia do caos e trazê-la de volta ao seu ponto de origem, o “saber silente” que move nossas perguntas como seres humanos e nos lança rumo à linguagem.

O livro promove a ideia de que a magia faz parte do cotidiano de todas as pessoas, mesmo que elas não saibam. Trata-se de um guia de referência provocativo que desperta a magia de cada pessoa. São dezessete capítulos repletos de sugestões de exercícios que nos ajudam a sentir e compreender na pele o que significa a magia, ressignificando-a através de um olhar renovado.

Convidamos você a se admirar com a realidade e a se tornar agente do seu próprio destino —afinal, magia também diz respeito a não negar os desafios da vida e atravessá-los com consciência, entrega e destemor.

A edição em português contará com uma introdução exclusiva escrita por Chapman.

Formato: 14 x 21 cm, capa dura
Páginas: 160 (pode aumentar, a depender de metas estendidas)
Papel: Pólen

 

Além da obra principal, Magia avançada para iniciantes, a campanha prevê o lançamento de três obras introdutórias ao pensamento de Chapman em formato de chapbook: Mais uma travessia de camelo; O sangue dos santos e; A três passos do céu. Essas são recompensas exclusivas da campanha! Não perca a chance de adiquiri-las.

Para conhecer mais sobre essas e outras recompensas acesse a página da campanha no Catarse!

 

Apoie editoras independentes!