faq

Tem alguma dúvida?



*Atualização em 11/10/2022.
 
Confira abaixo algumas perguntas frequentes feitas pelos nossos apoiadores.

Caso tenha outras dúvidas, você pode entrar em contato conosco preenchendo nosso formulário.

Dois princípios básicos norteiam sempre as nossas ações: diálogo e transparência.

Perguntas gerais

Como atualizar meu endereço?

Para apoios do Catarse com pagamento de frete pela plataforma, por favor, envie um e-mail para nós clicando aqui ou preenchendo nosso formulário, e informe seu nome completo, CPF e o endereço novo completo.

Se você fez um pedido no nosso site que ainda não foi enviado, ou se apoiou a campanha da Pamela ou do Phil Hine e precisa atualizar seu endereço, basta fazê-lo no momento do pagamento do frete. 


 

Como recebo as atualizações dos projetos em andamento?

E-mail: Temos encaminhado as atualizações, novidades e surpresas para os e-mails cadastrados pelo Catarse e pelo nosso site. Caso não esteja recebendo nossas mensagens, por favor adicione este email na sua lista de contatos e também verifique sua pasta de Spam.  Assim podemos garantir que receberá todas as informações necessárias.

Redes sociais: nosso principal canal de comunicação é o Instagram. Lá, postamos atualizações constantes e mantemos alguns stories como destaque, além da faixa de três posts fixada no topo. 

Site: Nossas newsletters ficarão listadas no menu do site na aba “atualizações”.

E-mail e WhatsApp: de segunda a sexta, das 10h às 17h, responderemos no menor tempo possível quaisquer dúvidas ou informações adicionais que se façam necessárias.


 

Vocês vão abrir chamada para publicação?

Em breve.

Austin Osman Spare

Comprei o livro “Arte e Magia do Caos” e não recebi os ebooks. O que fazer?

Para receber o link, envie um e-mail para nós clicando aqui ou preencha nosso formulário e informe seu nome completo e CPF usado no apoio ou compra.


 

Ainda há livros e cartas surrealistas do Spare disponíveis?

Nossa edição do livro do Spare foi bem limitada e não haverá reedição – esta é a única oportunidade de adquiri-la. Ainda há alguns exemplares. Você pode adquirir o seu clicando aqui.

As cartas surrealistas estão esgotadas.

Phil Hine

Qual o prazo de conclusão do projeto e do envio das recompensas?

A previsão é de finalizar o projeto em novembro de 2022.

Conforme informamos aos colaboradores através da nossa newsletter, devido aos imprevistos e enormes desafios que o mercado editorial e gráfico têm passado no último ano, o prazo para entrega das recompensas foi estendido. As notificações com relação à produção também estão sendo feitas pelo nosso Instagram. A dificuldade de obtenção de matéria prima a preço viável, que estivesse dentro do orçamento original, nos levou a alterar os prazos além do que prevíamos inicialmente. Nos desculpamos pelo atraso e estamos trabalhando ininterruptamente para finalizar o projeto o mais rápido possível.


 

E as metas estendidas, como o “Tocados pelo fogo”?

Ainda que as metas estendidas não tenham sido atingidas, por respeito e consideração aos nossos colaboradores e a todos os que apoiaram a campanha pelo Catarse e têm tido a paciência necessária para que possamos conduzir a produção das obras de maneira adequada, estamos trabalhando para disponibilizar a tradução da obra “Tocados pelo Fogo”, do Phil Hine, em versão digital (.epub), junta às demais recompensas quando da finalização de sua produção. Ele também será disponibilizado em versão impressa para quem quiser. Aguardem notícias.


 

Envio das recompensas e frete

Enviamos um email para todos os apoiadores solicitando confirmação de endereço e pagamento de frete. Se você não recebeu nossa mensagem, por favor entre em contato o mais rápido possível preenchendo nosso formulário ou enviando um email. Não se esqueça, por gentileza, de informar o CPF usado no apoio.

Pamela Colman Smith

Campanha

A campanha de financiamento para publicação da obra de Pamela C. Smith no Brasil foi concluída em agosto de 2022. Como houve um adiamento de 30 dias do prazo original para que o financiamento fosse completado, o prazo de envio das recompensas precisou ser estendido de forma equivalente. As informações sobre o andamento do projeto e demais notificações estão sendo feitas através da nossa newsletter e dos nossos posts no Instagram.


 

Previsão do envio das recompensas

Enviamos um email para todos os apoiadores solicitando confirmação de endereço e pagamento de frete. Se você não recebeu nossa mensagem, por favor entre em contato o mais rápido possível preenchendo nosso formulário ou enviando um email. Não se esqueça, por gentileza, de informar o CPF usado no apoio.


 

Frete

Em novembro, todos os apoiadores receberão uma mensagem para confirmação de endereço e pagamento do frete de envio. 

Política de troca e devolução

Atendimento ao colaborador

Para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre a política de compra e troca da loja virtual da Oficina Palimpsestus, nossa equipe se disponibiliza ao atendimento rápido através do contato por e-mail clicando aqui. O prazo máximo para resposta é de até 3 (três) dias úteis a contar a partir do recebimento da mensagem do colaborador.

Ao entrar em contato conosco, por favor informe no corpo da mensagem os dados do comprador (nome, CPF e endereço de entrega), número do pedido, data de recebimento, nome de quem recebeu e, caso necessárias, eventuais fotos da embalagem e dos produtos em questão, caso seja necessário.

Disposição de dados cadastrais e de compra e/ou apoio

A Oficina Palimpsestus considera, para fins de envio dos produtos adquiridos exclusivamente pela nossa loja virtual, os dados informados no cadastro individual do e-mail do comprador, bem como dos dados fornecidos na hora da compra do produto e do cálculo do frete de envio.

O valor do frete é calculado com base no local de entrega, peso e dimensões dos produtos adquiridos pelo cliente. As entregas são realizadas pelos Correios podendo, eventualmente, serem realizadas por empresas alternativas. Nesses casos o cliente será informado diretamente pelo e-mail cadastrado em nosso site, e lhe será informado novo código para rastreio e prazo estipulado para a entrega.

O prazo para envio, no caso de pronta-entrega, passa a correr a partir do 3º (terceiro) dia útil após a confirmação de pagamento, comunicada automaticamente por e-mail. O prazo de entrega informado na hora da compra é estabelecido com base no período de confirmação do pagamento, na região de entrega da compra e no tempo de preparo e envio da embalagem.

O prazo de entrega de produtos em pré-venda pode variar, sendo válido o que consta na página do próprio produto.

O prazo de entrega de recompensas de campanhas realizadas no Catarse é variável e previsto, uma vez que campanhas não são pré-vendas, mas projetos que podem ser influenciados por condições que independem da Oficina Palimpsestus. Confira sempre a página da campanha no Catarse e as atualizações por email.

A Oficina Palimpsestus não se responsabiliza, em nenhuma hipótese, por erros de cadastro do cliente, seja na hora do cadastro pessoal ou no registro do pedido em nossa loja virtual. Se você cadastrou seu endereço com algum dado inválido e o pacote retornar, será cobrado um novo frete. Isso também se aplica a regiões consideradas de risco pelos Correios, casos em que o comprador deve acompanhar a situação de envio para retirar o pacote na agência indicada pelos Correios.

Depois de finalizado o pedido em nossa loja, não é possível a alteração do endereço de entrega, nem a solicitação de quaisquer serviços de adiantamento ou prioridade na entrega.

Fica a completo encardo do colaborador/cliente manter os dados de registro pessoal atualizado e a atenção no momento da compra dos nossos produtos.

Em caso de erro por parte do cliente, o ocorrido deve ser imediatamente informado à nossa equipe por e-mail clicando aqui. Caso o pedido já tenha sido enviado, nossa equipe tentará, por quaisquer meios legais, recuperar o produto junto à transportadora. Contudo, no caso da entrega já ter sido efetivada, e estando a Oficina Palimpsestus impossibilitada de recorrer a quaisquer órgãos reguladores, o cliente deverá arcar com os custos dos produtos, ainda que não o receba por conta de enganos na hora do cadastro de endereço para envio dos produtos.

Devolução de pacote pelos Correios

As modalidades de frete praticadas pela Oficina Palimpsestus preveem que os Correios realizem duas tentativas de entrega (PAC) e três (SEDEX). No caso de uma terceira tentativa frustrada, o objeto fica à disposição do cliente poara retirada em agência informada previamente pelos Correios. Encerrado o prazo de retirada, o objeto retorna à Oficina Palimpsestus. Nesse caso, a Oficina Palimpsestus aguardará o retorno do produto e só então gerará um novo frete, pago pelo cliente, para reenvio do produto. A mesma política se aplica a regiões com entrega restrita pelos Correios, casos em que o objeto fica disponível para retirada, durante prazo estabelecido pelos Correios.

Caso o cliente não se manifeste no prazo de 30 (trinta) dias sobre o produto que não pôde ser entregue, o pedido será cancelado e o valor total da compra será reembolsado ao cliente, considerando a forma de pagamento original.

Cancelamentos e reembolsos de apoio pelo Catarse

A plataforma de financiamento coletivo Catarse, usada pela Oficina Palimpsestus para a realização de seus projetos, possui regras próprias sobre cancelamentos e reembolsos de apoio. Para entender a política da plataforma, clique aqui.

Se, durante o período de financiamento da campanha no Catarse, você decidir cancelar o seu apoio, o pedido de reebolso deve ser solicitado diretamente pela plataforma de financiamento coletivo. Siga as instruções indicadas aqui.

Após o período de vigência da campanha, caso ela tenha sido financiada com sucesso, a Oficina Palimpsestus não reembolsará nenhum dos apoios, independente do momento em que o pedido de cancelamento seja feito.

Essa decisão se deve ao fato de que, quando você decide apoiar um projeto e contribuir para que a meta de financiamento seja alcançada, você não estará comprando um produto já fabricado, mas investindo em uma ideia, acreditando na capacidade que a Oficina Palimpsestus tem de realizar aquele projeto. As recompensas pelo seu apoio são uma contrapartida, não uma compra. Assim, todos os apoios que recebemos são essenciais para que o projeto saia do papel e se torne realidade, e a produção de quaisquer recompensas apresentadas só tem início quando a campanha atinge a meta de financiamento.

As campanhas são feitas por financiamento coletivo, nesse sentido, ao apoiar um projeto, você passa a fazer parte de um coletivo de pessoas que acreditam no nosso trabalho e que desejam investir em conjunto para que aquele projeto seja concretizado. O cancelamento de um único apoio após a finalização do projeto não afeta só a você, mas a todas as pessoas que acreditaram e investiram na Oficina Palimpsestus. Por isso, não aceitaremos pedidos de reembolso após o período de arrecadação do projeto.

Uma vez que o projeto é financiado, todos os valores arrecadados vão contribuir para o pagamento das pessoas que colaboram conosco para que os materiais e recompensas apresentados na campanha sejam produzidos com a melhor qualidade possível. Antes disso, não é possível prever quaisquer dificuldades que a realização daquele projeto possa enfrentar, portanto, todas as campanhas estão sujeitas a atrasos e variações no período de realização previsto na página do Catarse.

Com relação ao período de produção da campanha, ainda que haja atrasos, uma vez que a campanha foi financiada, todas as recompensas indicadas na página da campanha no Catarse serão devidamente produzidas, independente do tempo que isso levar. Sendo assim, o prazo que é informado na página da campanha é uma estimativa de tempo, mas está sujeita a oscilações de mercado, dificuldades com relação a quem fornece e colabora conosco, entre outros fatores que afetam quaisquer projetos, não só os nossos. Quaisquer percalços e imprevistos que a produção possa ter são justificáveis e serão devidamente explicados nos momentos devidos através das nossas newsletters e postagens no site e em redes sociais.

 

Antes de efetivar o seu apoio às nossas campanhas, considere esses fatores, pois, uma vez que a campanha for finalizada, não atenderemos a pedidos de reembolso em nenhuma instância, pois nos comprometemos com a concretização daquele projeto e com a entrega de todas as recompensas a todos que apoiaram a Oficina Palimpsestus naquela ideia.

 

Direito de arrependimento

Em caso de desistência ou arrependimento da compra efetuada na loja virtual da Oficina Palimpsestus, o cliente deverá entrar em contato exclusivamente por e-mail clicando aqui no prazo de 7 (sete) dias corridos a contar da data de recebimento do produto, informando sua decisão de efetuar a devolução, informando o número do pedido ou quaisquer outros documentos que comprovem a compra e o pagamento efetuados pelo site.

A devolução deve ser solicitada dentro do período legal estabelecido de 7 (sete) dias corridos, passados os quais é inválida a solicitação, e a Oficina Palimpsestus não se responsabilizará por quaisquer reclamações provenientes de tal situação.

Caso o pedido de devolução seja feito dentro do período pré-estabelecido, o cliente será isento de quaisquer custos adicionais de postagem para efetuar a devolução e receberá instruções sobre como fazê-lo através do contato consequente realizado por e-mail.

Em caso de devolução confirmada, o cliente receberá por e-mail o código de postagem do produto pelos Correios, sem custos adicionais. O cliente deverá se dirigir a qualquer agência dos Correios para efetuar a postagem. É essencial que o cliente se atente ao prazo estabelecido juntamente à emissão do código de postagem.

O produto devolvido será avaliado por um responsável da Oficina Palimpsestus para verificar quaisquer danos causados por mal uso do produto ou casos de defeitos técnicos e será passível de reprovação caso se considerem quaisquer danos ao objeto resultantes de avarias causadas pelo manuseio indevido por parte do cliente. A avaliação será feita em até 3 (três) dias úteis a partir do recebimento do pacote pela editora e será, então, informada a aprovação ou não do produto.

Caso o produto esteja danificado em quaisquer instâncias e se considere que as avarias foram decorrentes do manuseio dos clientes, o produto será reenviado, sem quaisquer custos adicionais ao cliente que resta sem recursos para solicitar reavaliação. O resultado, bem como a eventual emissão de novo código de rastreio serão notificados por e-mail diretamente ao cliente.

São considerados defeitos técnicos ou de fabricação: folhas em branco, páginas coladas e descoladas, falhas de encadernação e problemas na impressão ou acabamento.

Frente à solicitação de devolução do produto, o cliente poderá selecionar entre dois tipos de compensação:
Troca por outros produtos disponíveis na loja virtual da Oficina Palimpsestus, considerando sua disponibilidade de estoque. Neste caso o valor deverá ser igual ou menor do que o do produto anteriormente adquirido, não incorrendo em quaisquer transações financeiras de reembolso por parte da Oficina Palimpsestus.

Troca por outro produto igual àquele adquirido, considerando disponibilidade de estoque, se verificado que o objeto recebido na primeira compra contém defeitos de fabricação ou vícios físicos que prejudiquem o uso adequado do produto. Caso o produto se encontre indisponível em nosso estoque, reembolsaremos os devidos valores pagos pelo cliente durante a efetuação da compra.

Reembolso do valor pago pelo produto menos os custos de envio e frete que não competem e nem incorrem em quaisquer ganhos financeiros por parte da editora, mas são unicamente utilizados para efetuação do envio pela empresa responsável.

O reembolso será efetivado mediante confirmação de recebimento e aprovação das condições de estado físico do produto.

Para os reembolsos de compras efetuadas através de cartão de crédito ou Mercado Pago, será solicitado o estorno do débito e dependerá do serviço da administradora do cartão do cliente, ocorrendo de acordo com as políticas internas da administradora e o tempo estabelecido pela mesma para a realização de tal transação.

Os valores reembolsados serão unicamente referentes ao valor do produto adquirido na loja virtual da Oficina Palimpsestus, conforme informado na hora da compra e na nota fiscal emitida, desconsiderando responsabilidade da editora quaisquer valores decorrentes de taxas de envio, juros de parcelamento no cartão ou quaisquer outros valores que não digam respeito única e exclusivamente ao produto disponível e adquirido em nosso site.

Pagamentos feitos através de boleto bancário terão suas restituições feitas na conta corrente do cliente, no prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da aprovação do pedido de devolução.

Extravio

Para os casos de extravio comprovado dos produtos durante o processo de entrega, será enviado um novo produto ou será realizado reembolso de acordo com as políticas de troca e devolução da Oficina Palimpsestus, a depender da escolha do cliente.

Se comprovado o extravio do produto, o cliente dispõe-se a contribuir com a Oficina Palimpsestus para análise e compreensão do ocorrido, fornecendo documentos e atestados pessoais, para que a editora possa solicitar, junto à transportadora, justificativas ou reparações pelo produto extraviado.