Olá, pessoal, como estão?
Rogério quem escreve hoje! Nesta mensagem trago novidades, reflexões, confissões, posicionamentos e notícias. Vamos conversar sobre:
- Momento atual na Palimpsestus
- Livros do Phil Hine quase esgotados
- Andamento do Alan Chapman e cobrança de frete
- Chamada de publicação Trans
- be rgb e “esse Ken…”
- Entrega final do projeto da Pamela
Postei esses dias um story no Instagram falando sobre o momento atual da Palimpsestus e de como estava complexo manter todas as mensagens em dia. Para quem não nos acompanha por lá, estou cuidando de tudo sozinho desde janeiro, e acredito que mostrar os processos de um editor independente, com clareza e de coração aberto, é a melhor maneira de trazer para mais perto as pessoas que apostam nesse projeto, compreendendo junto como se constrói esse trabalho.
Quando a Palimpsestus surgiu como plataforma independente, eu nem de longe mensurava o ritmo acelerado que as coisas tomariam. Embora trabalhasse há quase duas décadas no mercado editorial e já tivesse transitado por diferentes funções, a empolgação de publicar obras que dialogavam com tantas pessoas foi maior que a consciência de que conhecer várias funções, que antes haviam sido assumidas uma por vez, era muito diferente de coordenar todas elas. Fato é que eu tenho assumido tudo, ou parte de tudo. E como estou sozinho agora, consegui notar com mais clareza a urgência de rever os objetivos da editora e planejar os próximos anos de modo mais preciso e incisivo, com os pés mais fincados no solo, realizando uma coisa de cada vez.
Recebi dezenas de mensagens ao longo da semana demonstrando não só compreensão, mas o reconhecimento por esse trabalho ousado, que nasceu no sentido contrário do que a lógica do mercado nos institui como a direção mais segura. Agradeço todas as mensagens que venho recebendo, agradeço pelo carinho e pela compreensão de vocês. Meu compromisso continua sendo o de trazer autorias relevantes e alinhadas ao desejo de tantas pessoas.
Caso tenha enviado uma mensagem pra nós na última semana, sua resposta chegará nos próximos dias. Estou dividindo as horas, mas minha prioridade neste instante é apenas uma: entregar os livros da Pamela C. Smith.
Phil Hine: últimos exemplares!
Depois de quase todas as obras avaliadas como 5 estrelas na Amazon, os livros do Phil Hine estão quase esgotados. Não vamos fazer uma nova tiragem por agora, então essa é sua chance de garantir os seus. Adquirindo os quatro livros nos próximos dias, você ganha um desconto de 15% e recebe de presente o caderno de sigilos exclusivo (um total de 30% de desconto!)
Restam apenas 9 exemplares do kit com o caderno.
be rgb: esse Ken às vezes é boyceta
Nosso primeiro chapbook publicado oficialmente está fazendo um sucesso —já saiu mais da metade da tiragem! Nesse livro, be rgb conduz o personagem Ken, uma máquina endereçada a realizar os desejos da namorada Barbie, em um processo de redescoberta de si, desconfortável com rótulos e transitando entre pronomes ora masculinos, ora não binários.
Se você ainda não adquiriu o seu, aproveite porque o frete é gratuito.
Alan Chapman: recompensas e frete
O andamento das recompensas do Chapman segue seu fluxo normal, dentro do previsto. A ideia é começarmos a entregar agora em maio. Estou fazendo algumas experimentações com a costura dos chapbooks —a ideia, desde o início, é produzi-los aqui mesmo na oficina, mas a máquina que temos não deve ser suficiente para sustentar a costura. Como os chapbooks são em baixa tiragem, e pequenos, existe todo um charme que eu gostaria de preservar na costura, mantendo um paralelo com as linhas da diagramação.
FRETE:
Muita gente tem perguntado sobre o frete do Chapman, pedindo o link para pagamento. Você já pode acertar o frete clicando aqui.
Uma novidade importante sobre o Chapman: assinamos um contrato para publicar mais seis livros do autor. Sim, você ouviu direito: seis livros! O Magia, que não entrou na campanha, será uma trilogia, e o Chapman está finalizando os outros volumes. Junto disso, virá a tão pedida trilogia The Baptist’s Head, escrita com Duncan Barford, que será relançada oficialmente agora em junho.
Transpoéticas: chamada de publicação
Segue aberta nossa chamada de publicação que prevê uma antologia poética feita por pessoas trans. Recebemos alguns pedidos para que o prazo fosse adiado —a chamada agora ficará aberta até 29 de março. Confira o regulamento e envie seu material clicando aqui.
Pamela Colman Smith: novos materiais, entrega de recompensas
Por último, e longe de ser menos importante, há novidades no projeto da Pamela. A primeira é sobre dois materiais que ficaram de fora da campanha: A Broad Sheet, uma série de 12 jornais mensais lançados com Jack B. Yeats em 1902, e as 13 edições da Green Sheaf, a revista editada e publicada por Pamela entre 1903-1904. Tomei a decisão de lançar esse material aos poucos e disponibilizá-los em pdf gratuitamente e em versão impressa limitada. Foram muitos os pedidos, e sinto que desse modo completamos nosso propósito de eternizar em língua portuguesa a obra global da Pamela. O primeiro número do A Broad Sheet estará disponível em março, e este é um fac-símile do original:
E para quem está esperando os livros e outras recompensas, a biografia está impressa e a caminho! Por eu estar justamente sozinho, como comuniquei especialmente no Instagram esses dias, a conferência das provas finais atrasou e o material do segundo livro será fechado esta semana, com impressão para semana que vem.
De coração aberto, como no começo deste e-mail, digo que o projeto da Pamela foi o mais desafiador de todos! Da a decisão sobre os ensaios que seriam acrescentados no livro ao cuidado em respeito à memória da Pamela Smith, o enfrentamento de todo o atraso na realização, a angústia e a ansiedade a cada mensagem que chega perguntando sobre os prazos, a pressão de entregar o melhor apesar de todo o tempo que já passou, tudo isso vai se somando, somando… E neste momento, em que estou sozinho para cuidar de tudo e ainda responder a cada mensagem que chega, expõe-se uma vulnerabilidade desconfortável, mas inevitável.
Tenho feito questão de deixar claro que a Palimpsestus é a realização de um desejo coletivo, mas quem está por trás disso não é uma empresa com um grande quadro de pessoas, e sim um editor independente, exigente, que busca apoio em freelancers de destaque em suas profissões e que segue firme no compromisso de finalizar seus projetos com a maior qualidade possível. Vamos crescendo, aos poucos, um passo de cada vez.
Para finalizar, se você ainda precisa acertar o frete da campanha da Pamela, responda este email para receber o link. Para atualizar seu endereço, basta fazê-lo no momento do acerto do frete ou respondendo esta mensagem com o endereço atualizado. Não esqueça de colocar o seu CPF para que localizemos seu cadastro direitinho.
Grande abraço, obrigado!
Rogério
ENTRE EM CONTATO:
Se precisar falar com a gente, envie uma mensagem pelo nosso Instagram ou preencha este formulário. Para dúvidas de campanha, não esqueça de informar seu CPF.