A vida e a arte de uma mulher livre das amarras da sociedade
A Editora Palimpsestus apresenta seu novo projeto! Por meio de mais uma campanha de financiamento no Catarse, queremos lançar, pela primeira vez no Brasil, a obra da artista, ilustradora, escritora, editora e sufragista Pamela Colman Smith. Responsável pela arte do tarô conhecido como “Smith-Waite”, Pamela teve seu nome apagado da história durante muito tempo.
Nascida em 1878 no Reino Unido, Pamela cresceu na Jamaica e foi fortemente influenciada pela cultura e pelo folclore jamaicanos. Grande parte dos escritos de seus contemporâneos sugerem que ela era birracial, mantinha relacionamentos românticos com mulheres e não seguia os papéis de gênero estabelecidos pela sociedade. Ela é um exemplo de luta por igualdade de gênero, identidade e sexualidade, mas sua obra não se resume a isso.
Como nós, Pamela fundou uma editora independente, a Green Sheaf Press, pela qual se dedicou a publicar um vasto catálogo de obras escritas por mulheres, de poesia a contos de fadas e romances, demonstrando sua luta para prosperar em espaços majoritariamente masculinos. Ela também foi responsável por ilustrar escritos de autores renomados, como Bram Stoker e William Butler Yeats, e foi justamente Yeats que a apresentou à Ordem Hermética da Golden Dawn, onde Pamela conheceu Arthur E. Waite.
Sua obra foi esquecida após a Primeira Guerra Mundial e só voltou a ganhar destaque público em 1975, quando foi realizada uma exposição no Delaware Art Museum, nos Estados Unidos. Desde então, seu nome vem recebendo maior atenção e cativando a crítica e o público.
A campanha está programada para começar em maio de 2022. Além de uma biografia que ainda será anunciada, o projeto prevê o lançamento de um volume com ensaios sobre a artista, além de textos, poemas e muitas ilustrações. Esse volume será organizado por Marina Jordá e Rogério Bettoni, e contará com a participação de Paula e Elisa Riemer, do maravilhoso NosotraS Tarot, que escreverão um ensaio. Vamos lançar também seu famoso Annancy Stories, que será traduzido por Gabriela Mantovani.
Nossa trajetória está só começando! Podem esperar um projeto grande, com material ricamente ilustrado, que fará jus ao nome e à história de uma das mulheres mais incríveis do século XX.
Acesse a página de pré-campanha no Catarse e ative o lembrete – você receberá uma mensagem assim que a campanha entrar no ar.